Que cuidados devemos ter nos aparelhos de anestesia para sua adequada proteção?

  • Recomenda-se, no mínimo, a colocação de um filtro bacteriano/viral com eficiência superior a 99,5%, de preferência trocador de calor e umidade (HMEF – Heat and Moisture Exchange Filter), conectado entre o tubo traqueal e o conector em “Y” do circuito ventilatório do aparelho de anestesia, para todos os pacientes.  Esse filtro será descartado após o uso ou vai acompanhar o paciente no transporte e na instalação em um novo ventilador.
  • Recomenda-se a colocação de um filtro bacteriano/viral (não precisa ser do tipo HMEF) no ramo expiratório, próximo ao SACO2 (Sistema Absorvedor de CO2), para proteger o sistema em caso de falhas no uso do filtro proximal ao paciente. Esse filtro pode permanecer no sistema até a avaliação da rotina institucional para sua substituição.
  • Como medida adicional de segurança, recomenda-se o uso de um terceiro filtro bacteriano/viral (idêntico ao anterior, não HMEF) no ramo inspiratório do SACO2, o qual, à semelhança do filtro do ramo expiratório também deve permanecer até a manutenção.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *