Que cuidados devo ter na IOT de pacientes com Covid-19?

a) Se for indicado suporte ventilatório, o planejamento deve ser feito para que a intervenção seja realizada de forma eletiva, evitando intervenções de emergência.

b) Não é recomendada a ventilação manual sob máscara durante as manobras de manipulação das vias aérea, exceto em situações de emergência.

c) A intubação traqueal deve ser realizada com preparo adequado (clínico, material e de medicamentos) e pelo profissional mais qualificado, para evitar perda de tempo e maior dispersão de fluidos e aerossóis.

d) Caso haja disponibilidade do aparelho e profissional capacitado, o uso do videolaringoscópio é preferível, pois, comparado com a laringoscopia convencional, há menor formação de aerossóis no ambiente, estabelece maior distância da via aérea do paciente durante o procedimento e maior taxa de sucesso na intubação.

e) A técnica de intubação em sequência rápida é a mais indicada e a pré-oxigenação adequada (O2 100% por cinco minutos) com sistema com filtro para evitar a ventilação manual do paciente. Recomenda-se NÃO utilizar ventilação bolsa-valva-máscara ou bolsa tubo traqueal.

f) Os bloqueadores neuromusculares devem ser utilizados para facilitar as manobras de intubação traqueal em sequência rápida.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *